Falando sobre Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta e seus benefícios


As pessoas me perguntam o que é CNV – Comunicação Não Violenta e logo em seguida, porque trabalhar com o viés da CEENV - Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta, associadas. E ainda como estes caminhos tão desejados se encontram no nosso dia-a-dia, trabalho e experiências pessoais.
 A resposta é simples, está na minha “prática e expressão”, a que eu chamo de método e experiência. Neste início de caminho, proponho, conhecer alguns fundamentos desta jornada tão importante, cheia de descobertas que me encantam pelos resultados excelentes quando aplicados.
Alerto, será um caminho árduo! Pois teremos que nos aproximar de nós mesmos!
Sim uma jornada, mais para dentro do que para fora e vai ao encontro dos nossos “corpos, mentes, corações e espírito”.
De quem ousar experimentar! Claro, exigirá coragem!
Partimos da observação de que a crescente violência que nos cerca e na qual estamos inseridos é reflexo de uma lógica de ação e relação divorciada de nossos verdadeiros valores. Através de uma série de distinções precisas, ela, revela como as formas culturais predominantes de nos comunicarmos, conosco e com os outros, levam-nos por vezes a entrar em choque com colegas, familiares e pessoas com opiniões diferentes, e assim iniciar ciclos de emoções dolorosas e complexas. 
A Comunicação Não violenta (CNV) conhecida é um processo movido por sua capacidade de inspirar ações compassivas e solidárias. Ensinada a mais de 40 anos por uma Rede mundial de mediadores e facilitadores, fundada pelo psicólogo Drº Marshall Rosenberg, a CNV está sendo utilizada em um nível da sociedade por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da PAZ.

O que é compaixão?
"Compaixão não é uma relação entre curador e ferido. É uma relação entre iguais. Somente, quando conhecemos a nossa própria escuridão, podemos estar presentes na escuridão dos outros. A compaixão torna-se real quando reconhecemos nossa humanidade compartilhada.” Pema Chodron 

Um exemplo pessoal:
Quero falar de um exemplo pessoal, uma pessoa da família que sempre trazia muita agressividade, raiva e um fluxo negativo para a vida da família nuclear, ao se relacionar, fosse em encontros breves, ou rápidos. Resolvi mudar isso e usando da responsabilidade pessoal que o Coach fala muito. Minha abordagem começou, no atendimento ao telefone mesmo, quando percebi o fluxo de agressões começando, interrompi.
Comecei a sempre usar uma escuta ativa e dar retornos positivos em cima dos resultados do que eu percebia sobre esta pessoa e de forma sincera e carinhosa, tanto que neste dia, houve um silencio do outro lado do telefone conduzida pelas emoções que ela nem identificava, já era um lugar conhecido! 
Quero dizer que, nem tudo está serenado, tem sido um processo longo, mas muito exitoso e de muitas descobertas para ambos, acho que já apliquei todos meus conhecimentos com este “case caseiro”, e está dando certo. Percebo também quem mais aprendeu foi eu!

O processo é eminentemente prático, a CEENV (A Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta), oferece alternativas claras aos confrontos em que ficamos presos e a lógica destrutiva de raiva, punição e vergonha e culpa!
Além de uma abordagem de clareza e mediação pessoal, a CNV possibilita mudanças estruturais no modo de encarar e organizar as relações humanas (gestão de grupos e organizações) e na questão de responsabilidade, diminuindo a chance de agressões ou dinâmicas de grupos opressores.
Falando em termos de Tecnologias Humanas estamos engatinhando na experiência do viver e encaminhar nossas vidas para um excelente resultado quero dizer em termos de lidar com os outros seres humanos, em casa e na empresa. 
Construímos ótimas teses para lidarmos com os fatores externos, mas para lidar com a experiência, com os seres humanos, responsáveis pelo legado que estamos transmitindo aos nossos filhos, falhamos! Sem falar de como lidamos com outros líderes e parceiros, na empresa, com nossos iguais somos ainda rudimentares.
Talvez sejamos a geração mais incompetente neste sentido, e claro nos perguntamos sempre, que valor eu transmito para gerações futuras? E tenho muitas dúvidas se estamos fazendo nossa parte, na medida da necessidade dessas gerações.
Nós estamos iniciando a compreensão nos últimos anos, de como a lidar com nossa emoção, já que é uma porção incontrolável em nós e também com todas as nossas dimensões humanas sutis, e podemos aprender como fazer isso, atraves da CEEENV (Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta), um metodo funcional para nosso dia-a-dia.
Acreditamos que os relacionamentos podem ser tão ricos em histórias saudáveis e felizes, que inundem nossas vidas, interajam com nossas escolhas e que nossos corpos e almas vibrem, a cada dia. Talvez isso seja um pedaço de tudo que precisamos - Cleci Marchioro 

Cleci Maria Marchioro 











  • Idealizadora da Rede Crescer de DH;
  • Pós-Graduação em Educação Sistêmica Transpessoal Coordenação de treinamento em Responsabilidade Social, Líder em Desenvolvimento Jovem.
  •  Coach e Mentoring licenciada pelo Instituto de Coaching Avançado em Trainer de Líder Coach pelo ICA – Instituto de Coaching Avançado de Porto Alegre
  • Trabalhando em seminários sobre habilidades de Comunicação Assertiva, e desenvolvimento de grupos a mais de 20 anos.
  • Vem atuando como Mentor, com gestores em Empresas e RH, Pensamento Sistêmico, Desenvolvimento de indivíduos e equipes e sobre como trabalhar com experiencias vivenciais e valores humanos, sempre integrado a carreira e desenvolvimento de novas habilidades.
  • Bioterapeuta pelo Instituto Visão Futuro (SPO), estudos e práticas sobre estresse no trabalho.
  •  CEENV – Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta, desenvolve wokshops e cursos sobre método, com interação e novas aprendizagens.
          Projeto de Responsabilidade Pessoal
  • Voluntária no Programa Mundial de Valores na Educação VIVE –Brahma kumaris
 Bibliografias:

CAPELLARI, Jéferson, O ABC do Girafês: A prendendo a ser um comunicado emocional eficaz – Curitiba: Multidéia, 2012.
GOLEMAN, Daniel. 1995. Emotional Intelligence. New York: Bantam Books.
ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
Fritjof Capra – A teia da Vida – Uma Nova Compreensão Cientifica dos Sistemas Vivos – ed. Cultrix - 1996
A biologia da Crença – PhD.Bruce H. Lipton – ed. Buterfly – 2007
Stoltz, Paul Gordon, 2001 – Desafios e oportunidades: Adversidade o elemento oculto do sucesso/ Tradução de Juçara Simões – Rio de Janeiro: Campus, 2001.Andrews, Susan. Stress a seu favor: Como gerenciar sua vida em tempos de crise/Susan Andrews; são Paulo: Agora, 2003.
Pema Chodron “colocar como citação” Pema Chödrön, também conhecida como Deirdre Blomfield-Brown, é uma monja budista na tradição Vajrayana tibetana da linhagem de Chögyam Trungpa. Pema Chödrön escreveu diversos livros sobre Budismo e sua aplicação no dia a dia. Ela reside em Gampo Abbey, um monastério em Cape Breton, Nova Scotia, Canada. Wikipédia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do fundo do Coração – O cerne da Comunicação Não-Violenta

Conhecendo QA (Quociente de Adversidade)