Movimento e vitalidade, uma experiência de liderança!



Olá hoje vamos falar um pouco sobre o que é movimento e saúde e o que procuramos desenvolver dentro da Rede Crescer – Desenvolvimento Humano. Sabemos o seu processo de conhecimento e a importância que tem o movimento e saúde física de cada ser humano, sociedade, família, assim como a aquisição de conhecimento seja empresarial, educacional e social, enfim esta atividade está intimamente ligada há todos os seguimentos em que haja a interação entre os seres humanos e a natureza.

Falar neste assunto, está ligado a minha história de vida, fui me desenvolvendo junto ao conhecimento da arte marcial está sempre esteve presente o Taekwondo e o Hapkido de origem coreana arte marcial, que me alinha e organiza há trinta anos e a sua associação com o esporte e ao praticar aprendi muito para minha vida e hoje sou uma referência forte para jovens e crianças, assim como meus “mestres” foram tão inspiradores eram na minha vida.

Somos seres humanos com potencial para se desenvolver, poderíamos obter crescimento o tempo todo, porém, isso não é espontâneo em nós, para que isso ocorra e necessário que ele tenha o movimento dentro e fora, ou seja, “a ação”, não é possível praticar arte marcial sem que se esteja constantemente em atividade, não há um chip para comprar e implantar em homens e mulheres que os torne praticantes de qualquer esporte, o que poderemos dizer da arte marcial, tem que haver envolvimento, sistêmico, uma verdadeira alquimia corporal, mental e espiritual o que lhe proporciona saúde, pois há uma difusão de benefícios que são muito variados, mas todos são benéficos para o praticante e todo o universo que o cerca com toda a certeza.

Como diria Willian Shakespeare “Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadelas das abelhas” e para a arte marcial isso é muito coerente tem que deixar cair o suor no “dojang”. Eu costumo dizer que o Taekwondo e o Hapkido alteraram de uma forma muito especial meu mindset, pois percebo a minha volta e diferença que eu represento para esta comunidade, família e hoje, jovens e crianças em formação, para isso eu trago os pilares que balizam minha forma de viver.

Quando falamos do processo de movimento e saúde estamos falando de cinco pilares que trabalhamos em conjunto com os princípios da arte marcial que são eles:

  • fé (sem falar em religião e sim em algo que você acredite como ser divino)
  • família (onde está o berço da humanidade e o nosso porto seguro)
  • foco (estamos num ponto “A” hoje e queremos alcançar um ponto “B”)
  • formação (conhecimento continuo e inovador)
  • fortaleza (atingir nossas metas nos fortalece)
São estes os pilares da no qual me baseio para o desenvolvimento da minha vida a e de todos que estão próximos e que me rodeiam, assim como apreendi no processo de formação de Coach, quanto a congruência é definitiva para sermos efetivos como exemplos que somos!

E a arte marcial do Taekwondo e do Hapkido se valem de princípios aos quais hoje são o norte da minha conduta para com todos os meus semelhantes e a natureza que são cortesia, integridade, perseverança autocontrole e espírito indomável que atribuem ao praticante uma inteligência emocional e corporal, com sabedoria. Por fim gostaria de deixar uma mensagem que aprendi com meu GM Cezar Nunes -Somos incansáveis a procura da perfeição e só seremos dignos de termos os resultados aos quais buscamos se nos dermos o direito e o dever de fazermos o que tem que ser feito com determinação, estudo, prática e muita humildade.

O movimento e saúde nos reporta sempre delicadeza de Saint Exupéry do livro Pequeno príncipe que diz “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Por isso seguimos pela vida, provocando sermos bons exemplos para nós mesmos e para o próximo, pois na minha Missão de vida está inscrito eu desejo a construção de uma vida plena e feliz para mim e para o entorno!


Claudir Monteiro Olmes
  •       É CEO da Escola de Artes Marciais - DICA AMD,
  •      Atua a mais de trinta anos na área de desenvolvimento de pessoas com o desenvolvimento do ser humano de forma inteira, sempre associando educação, dança e arte marcial para fortalecer o movimento e saúde. 
  •      Pedagogo, Pós-graduação em MBA Coach, Certificação Internacional Líder Coach pelo ICA – Instituto de Coaching Avançado.
  •      Pós-graduação em Administração Escolar, Orientação e Coordenação, Formado em Teologia para Leigos.
  •      Certificação Internacional de Taekwondo 3ªDAN e Hapkido 1ªDAN - Artes Márcias Kiosanin.
  •      Professor de Danças MTG.
  •      Projetos sociais como educador social de crianças e adolescentes.
Claudir Olmes- Life coach  e palestrante formando pessoas para atuarem em empresas e na sociedade.   Parceiro da Rede Crescer Desenvolvimento Humano


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do fundo do Coração – O cerne da Comunicação Não-Violenta

Falando sobre Comunicação Emocional Eficaz e Não Violenta e seus benefícios

Conhecendo QA (Quociente de Adversidade)